Cacá Gontijo – De fantasia à criaturas enigmáticas

Publicado em 25 de março de 2022

Ele mal entrou na adolescência e já tem várias obras publicadas, levando ao mundo real um universo de fantasia e imaginação, com suas ideias que permeiam em mundos distintos na literatura mágica e criativa.

Ricardo Gontijo, ou simplesmente Cacá, nasceu em 23 de Outubro de 2008, e com apenas dez anos de idade, lançou seu primeiro livro, “O Bestiário das Criaturas”, uma obra que basicamente apresenta um dicionário de criaturas mágicas.

Este álbum mal havia sido lançado, e Cacá já tinha outros para serem publicados, como “Necromance e a Conquista do Planeta Dragão”, que ganhou o encantamento da designer de moda Glória Coelho, que se inspirou no livro para desenvolver sua coleção para o São Paulo Fashion Week 2020. O livro ganhou uma nova edição esse ano, dessa vez pela Editora Devir.

Apesar de estar apenas começando, ele esteve em alguns eventos de renomes na cena cultural, tais como a Bienal do Rio e a CCXP, ambos em 2019. Cacá ainda participou de diversos outros via web, difundindo e agregando suas ideias genuínas e viscerais ao universo literário.

Em 2020, o autor lançou seu terceiro livro, “Operação Necromance – O Final”, uma aventura surpreendente, divertida e interativa, onde o leitor pode adentrar na trama através de jogos online e desafios realizados através do Instagram, trazendo inovação e criatividade em um mundo paralelo e fantástico criado por Cacá.

Agora, a última novidade do jovem escritor está no seu canal no Youtube, o “Darkverse por Ricardo Gontijo”, onde ele bate-papo, indica obras e relata diferentes e condizentes opiniões sobre seus gostos e particularidades sobre a cultura pop em geral. Lá ele também compartilha novidades e curiosidades dos seus projetos, trabalhos e convicções.

Em 2021, foi anunciado na CCXP, que o estúdio Eleven Dragons desenvolveu uma série de quadrinhos inspirados no universo que o autor mirim criou. E você pode conferir o primeiro volume de A Odisseia dos Reinos da Morte exclusivamente no aplicativo da Social Comics.

Mais posts